Memórias Paroquiais

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Lista de Memórias Alandroal Alandroal - Nossa Senhora do Rosário

Alandroal - Nossa Senhora do Rosário

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Nossa Senhora do Rosário, 1758, 26 de Abril

Memória Paroquial de Nossa Senhora do Rosário, Comarca de Avis

[ANTT, Memórias paroquiais vol. 32, nº 160, p. 971 a 973]

“/p. 971/

Rosario termo Alandroal

Freguezia de Nossa Senhora do Rozario, termo da Villa do Alendroal Bizpado de Elvas, Comarca de Avis, Provinsia do Alem Tejo.

He Orago da Jgreja da ditta freguezia, Nossa Senhora do Rozario, cituada em pequena planice da Herdade das Bollas, he de abobeda e de huma só nave.

Em a cappella mayor estâ a ditta Senhora em hum trono emtalhado dourado; em o lado do Evangelho da mesma Cappella a Jmagem de São Vincente Ferrer; e no lado da Epistola a Jmagem de Santa Rita: ambas as Jmage[n]s estofadas de ouro, em pianias douradas.

Tem duas Cappellas colatraes:

Na Cappella do lado do Evangelho estâ huma Jmagem de hum Santo Crucifixo de grande porporsão, e devossam. Na Cappella do lado da Epistola a Jmagem de Nossa Senhora da Conseissam [sic].

No corpo da Jgreja tem duas Cappellas em conrespondensia. Na Cappella da parte do Evangelho estâ a Jmagem de Santo Antonio estofada, de bastante porporsam, e a Cappella pintada a fresco.

Na Cappella da parte da Epistola hum paynel das Almas pintado a fresco.

Proxima porta principal da Jgreja da parte do Evangelho em huma Cappella estâ a Pia batismal.

Tem duas portas, a principal pera o Poente, e a outra pera o Sul.

Em o terremoto do anno de 1755 recebeo a ditta Jgreja em fronte spicio, abobeda,//

/p. 972/

abobeda, e sanchristia bastante ruina, que ainda senam reparou, por se esperar provizaõ da Menza da Consiensia pera nova finta; por quanto os Senhorios das Fazendas, e moradores da ditta freguezia, por pettissam, que fizeram a El Rey Nosso Senhor, como Governador e perpetuó Administrador da Cavalaria, Mestrado, e Ordem de São Bento de Avis, pelo seo Tribunal da Menza da Consiensia, se obrigaram á eressam, e reedificassam da ditta Jgreja.

Em a defeza da Granja, que he dos Religiozos de São Bento da Saude da Cidade de Lisboa estâ huma Cappella de São Bento primurozamente ornada.

Em as Herdades de Santa Luzia, que sam de Thome Jose de Sousa de Villa Viçoza esta huma Cappella de Santa Luzia, em cujo dia os devottos concorrem com sua festa.

O parocho da ditta Jgreja he nella provido por oppozissam [sic] na Menza da Consiensia, por ser da ditta Ordem de São Bento de Avis, e nella collado, tem de Congrua em cada hum anno tres moyos de trigo, e dous moyos de cevada pagos pelas Herdades.

As Herdades da ditta freguezia saó: quarenta, e tres fogos secenta e hum[a] pessoas pelo Rol dos Confessados = duzentas, setenta, e outo.

Os frutos, que os moradores della recolhem sam, trigo, centeyo, e cevada: os maes fruttos que produs sam Bolotta e Alande.

Em alguns sitios há alguns porcos montezes, veados e cervas, e nella se conservam por ser montuosa.//

/p. 973/

Tem a ditta freguezia de comprimento duas legoas, principia da parte do Norte, em as herdades de Alcalas Ribeiro, que tem seo nascimento proximo a ditta Villa do Alendroal, entrando pela parte do poente em a Ribeira de Lucemfecit [sic], correndo da parte do Norte para o Sul, cercando a freguezia the entrar em Guadiana na Herdade do Aguilham, em que finda a ditta freguezia: tem a ditta Ribeira seos pexes = Picóes, Bordallos, e Pardelhas, cujas pescarias sam livres, corre a mayor parte do anno.

Tem de largura a ditta freguezia quase legoa e mea, do mensionado Lucemfecit [sic], the á Herdade de Previssos, proxima à freguezia de São Bras dos Mattos, termo da Villa de Juroumenha, donde pela parte do Nascente a serca o selebrado Rio Guadiana fertelissimo de pexes como saó = Heiros, Escarpeos, Tencas, e Barbos, e os maes pexes meudos, cujas pescarias saó livres, corre todo o anno, e nele há tres moinhos, cada hum com dous aferidos.

Dista a ditta freguezia da Capital do Reyno vinte e outo legoas, e da Capital do Bispado sinco legoas.

E por todo o referido ser verdade me asinei Alendroal de Abril 26 de 1758.

O Parocho Frei Francisco Xavier Pereira//

/p. 974/

[Em branco//]

Transcrição: Ofélia Sequeira

 

Etiquetas: Memória Completa
Actualizado em Segunda, 16 Outubro 2017 13:00  


http://www.seo.mavi1.org http://www.mavi1.org http://www.siyamiozkan.com.tr http://www.mavideniz1.org http://www.mavideniz.gen.tr http://www.17search17.com http://www.siyamiozkan.com http://www.vergi.gen.tr http://www.prsorgu.org http://www.seoisko.net http://www.seoisko.org http://www.ukashhizmet.com http://www.ukashmavi.com http://www.sirabulucu.net http://www.kanuntr.com http://www.kanuntr.org http://www.kanuntr.net http://www.kananlartr.com http://www.kananlartr.org http://www.kananlartr.net http://www.haberbul.org http://www.iskoseo.com http://www.iskoseo.net http://www.iskoseo.org http://www.siyamiozkan.net